domingo, 3 de outubro de 2010

Onde é que eu já vi isto

Para começar quero só lembrar o que aconteceu na Suécia,não só conseguiu votos para entrar no parlamento um partido "nazi" como, por não haver maioria das outras duas forças politicas vão ter poder de decisão e de bloqueio. Para se perceber melhor de quem é que estamos a falar fica aqui o slogan de campanha...




O mais engraçado não é isto, há mais coisas divertidas... é que não está acontecer só na Suécia, está acontecer por toda a europa, principalmente nos países mais desenvolvidos, países como a Dinamarca ou a Finlândia que têm crescido brutalmente os partidos de direita populistas, que tentam esconder o extremismo mas o seu slogans são claros, até porque tem quase todos um "background" de ligações a movimentos de "europa para os europeus" e outros com um vernáculo igual ou parecido.

Sem querer entrar em conspirações do nerd zeitguest da internet, na Alemanha, que acabou os pagamentos ds 1ª guerra mundial a semana passada, isto ainda não aconteceu, até porque a alemanha pós 2ª guerra mundial é baseada no "nunca mais", porque se acontece não é preciso ser um génio para perceber que isso significa guerra. Significa a paranoia da corrida ao armamento e à defesa, às coligações... significa começar a brincar a um joguinho muita divertido que é a propaganda e os bloqueios comerciais, até que alguém dá o chamado na gíria de café "Peido Mestre". Repetir pela 3ª vez o mesmo erro em menos de 100 anos é capaz de ganhar um prémio da espécie mais idiota de sempre, é que até merecemos que rebentem com isto tudo mas agora à grande! com brinquedos nucleares, assim mesmo assumir a espécie falhada que somos.

No caso da Holanda também é curioso, estive lá a 5 anos e era tudo muita preocupado com as desigualdades socias, super liberais e tolerantes, uma coisa que me impressionou é que os gajos faziam uma festinha no dia do orçamento de estado... claro é tudo muita giro quando ha guita para tudo, agora é só ver os resultados das últimas eleições.
Pensei nisso o outro dia e lembrei-me que a última grande crise foi 10 anos antes da 2ª guerra mundial.


A maneira como a noticia é dada. Mas já se sabe de que lado está a guita, alias sempre esteve... o que vale é que os católicos são uma minoria se não era só carregar no ON e a máquina começava trabalhar.

3 comentários:

Martinho disse...

clap clap clap

bronu disse...

a piada é que cá ,
esses gajos so estarao à seria no parlamento daqui a uns anos,
é a vantagem de sermos atrasados em tudo

lol

carlos disse...

estava eu a comer uma sandocha na sala a ver a nba, quando comecei a folhear a visão da semana passada, e encontro um artigo que fala exactamente disto... que vergonha...